Palestras

Veja as palestras do #wordcampbh 2015.

10 técnicas de SEO para Blogs em WordPress

Apresentado por Marcos Lemos em Sala Conteúdo.

Será apresentado um conteúdo didático e prático para blogueiros sobre técnicas de SEO específicas para Blogs em WordPress. Uso dos plugins e ir além das configurações básicas.

Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce

Apresentado por Claudio Sanches em Sala Workshop.

Claudio Sanches irá conduzir um Workshop de duas horas com o tema: Aprenda a criar lojas virtuais com o WooCommerce.

Nesse workshop ele irá instruir, ensinar e mostrar como criar sua loja virtual passo a passo. Instalação e configuração e ensinar na pratica a desenvolver e editar temas para WooCommerce.

 

Apresentação do Hackathon e Projetos Open-Source

Apresentado por Valério Souza em Auditório.

Durante 30 minutos, o #wordcampbh deixará livre um espaço para que seja apresentado todo e qualquer projeto sem fins lucrativos ou open-source.

(mais…)

Campos Personalizados Like a Pro: Conheça o Advanced Custom Fields

Apresentado por Guga Alves em Auditório.

Muitos falam bem do Advanced Custom Fields, mas nunca vimos uma palestra que deixe bem claro para todos porque o utilizar, quais seus benefícios e detalhes técnicos sobre este aclamado plugin. Nesta palestra, pretendo elucidar o uso do plugin e mostrar alguns exemplos de boas coisas que podem ser resolvidas com ele de forma simples e rápida.

Clean Code: Programando com WordPress de forma profissional

Apresentado por Leo Baiano em Auditório.

Para se tornar um programador profissional é necessário seguir padrões, escrever um código limpo e saber como responder e reagir diante das diversas situações do dia a dia de um programador. Nesta apresentação pretendo mostrar como programar um site ou sistema que utiliza o WordPress sem ter vergonha de que outros programadores vejam seu código depois. Falarei também sobre as dicas e técnicas, que aprendi ao ler o livro Clean Code, de Uncle Bob, de como um programador profissional deve se comportar quando o atendimento, gerente de projetos e/ou um cliente tenta “bagunçar o coreto”.

Como contribuir com o desenvolvimento do core do WordPress e do WP-CLI

Apresentado por Rodrigo Primo em Dia do Contribuidor.

O intuito desse espaço é estimular outros desenvolvedores a contribuírem com projetos de software livre, em especial o core do WordPress e o WP-CLI (uma interface de linha de comando para o WP).Na palestra de abertura, será apresentada a organização do desenvolvimento dos dois projetos focando nas informações necessárias para que mais pessoas contribuam com código. Também será apresenta uma lista de tarefas que estão em aberto como sugestão para serem trabalhadas por quem tiver interesse no restante da tarde.
Após essa breve apresentação, a ideia é passar o restante da tarde resolvendo tarefas do WP-CLI, WordPress ou então de outros projetos relacionados.

* Levar um notebook com um ambiente de desenvolvimento PHP + MySQL + Apache + Git (ou SVN) é essencial (exceto para a palestra de abertura).

Como ganhar dinheiro com WordPress

Apresentado por Juan Manuel Arias em Sala Conteúdo.

Essa é a pergunta que todos os desenvolvedores fazem. Vem andar pelo caminho das boas praticas e as decisões bem tomadas para alcançar o sucesso financeiro.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa

Apresentado por Gabriela Leroy em Sala Conteúdo.

Vamos falar sobre marketing de conteúdo e todos os processos que envolvem essa estratégia, como criação de personas, planejamento estratégico de conteúdo, divulgação de conteúdo, nutrição de leads, conversão de leads, etc.

Comunidade. Abuse e use dela com moderação e inteligência.

Apresentado por Beto Muniz em Sala Conteúdo.

Nesta palestra é abordado dicas e experiências sobre como se comportar, aprender, utilizar e compartilhar com comunidades de desenvolvimento através de organizações, movimentos, projetos, eventos e palestras. É o tipo de palestra esclarecedora para quem deseja mergulhar de uma vez por todas cabeça no maravilhoso mundo das Comunidades.

Configurando um Servidor para WordPress

Apresentado por Gustavo Bordoni em Auditório.

Nessa palestra vou explicar como utilizar algumas ferramentas para construir um Servidor para o seu site em WordPress do Zero. Tópicos Importantes: – Ferramentas para automatizar o processo – Exemplificação de possíveis estruturas – Plugins no WordPress – Backups – Exemplos de Deploy – Como manter o servidor É um importante conteúdo para quem está com problemas em servidores compartilhados e VPS caras e mal configuradas.

Criando APPs multi-dispositivos e servindo conteúdo com WordPress

Apresentado por Rômulo Zoch em Sala Workshop.

Como utilizar o querido WordPress para servir uma API REST que pode ser consumida por aplicações nos mais variados dispositivos: de SmartPhones à SmartTVs, de Wearables à Desktop. Discutiremos cases e opções de distribuição dos apps, e veremos alguns exemplos ao vivo 🙂

*Levar um notebook para essa oficina é essencial.

Design para WordPress – Como desenvolver layouts para WordPress

Apresentado por Anyssa Ferreira em Sala Conteúdo.

O objetivo é familiarizar os designers com as particularidades do desenvolvimento de sites com WordPress, apresentando pontos importantes a serem considerados no desenvolvimento do layout de um tema. Pontos que serão abordados: – Papel do designer no desenvolvimento web – Planejamento – antes do layout (organograma, wireframe, conteúdo) – Processo para o desenvolvimento do layout – Softwares e ferramentas – Dicas gerais – grid, fontes, imagens – Responsividade.

Dia do Contribuidor

Apresentado em Dia do Contribuidor.

Durante esse dia, quem não quiser assistir palestras ou participar do conteúdo alternativo, poderá ajudar tirando dúvidas do fórum oficial ou pessoalmente.

Na parte da tarde, Rodrigo Primo irá mostrar como contribuir para o Core do WordPress e do WP-CLI (https://2015.belohorizonte.wordcamp.org/session/como-contribuir-com-o-desenvolvimento-do-wp-cli-e-do-core-do-wordpress/) onde continuará o Dia do Contribuidor para suporte, além dos tickets do Core e do WP-CLI.

Do marketplace para WordPress, dicas de desenvolvimento Front-End

Apresentado por Fellyph Cintra em Auditório.

Trabalhando em marketplace, reuni algumas melhorias e técnicas que podem ser aplicadas em qualquer projeto web. Apliquei as melhorias em um blog em WordPress. Nesta apresentação irei listar as melhorias aplicadas e os resultados obtidos.

Encerramento, Sorteio e Foto Oficial

Apresentado em Auditório.

Encerramento do #wordcampbh 2015, sorteio de brindes e a famosa Foto Oficial.

*Por favor, não vá embora até a foto oficial, ela é de extrema importância para a comunidade WordPress.

Fuja Do Ciclo Vicioso Do Conteúdo Sem Valor

Apresentado por Nara Grilo em Sala Conteúdo.

Empresas de todos os tamanhos, profissionais renomados e estagiários frenéticos em consumir e-books, nenhum deles está a salvo de entrar no “ciclo vicioso do conteúdo sem valor”. Pensar com calma e muita pesquisa no seu planejamento de conteúdo transformará cliques em clientes.

Hackathon WordPress

Apresentado por Claudio Sanches em Hackathon.

Desenvolva um plugin para solucionar um problema com WordPress.

Esta vai ser uma ótima oportunidade para você aprender como desenvolvedor um plugin ou colocar sua ideia funcionar.

Para participar deste hackathon basta você ter criatividade e algum noção de HTML, CSS e PHP, pois vamos ensinar e dar exemplos de como criar shortcodes, menus de administração, Post Types e etc, você não precisa ter medo de participar, basta entrar com uma ideia e conectar os códigos.

E ainda iremos premiar o melhor projeto (mais detalhes sobre a premiação em breve).

Hackers VS WordPress – A Rebelião das Máquinas

Apresentado por Lenon Leite e Thiago Dieb em Auditório.

Com a ascendência do WordPress em todo mundo é natural que cresça o número de desenvolvedores e especialista voltado para o CMS. Muito das vezes com excelentes soluções mas com pequenas falhas de codificação, resultando em uma GRANDE dor de cabeça, passando de Roubo de dados até ao Drop da base de dados e do sistema. Nosso objetivo é expor os principais erros encontrados nas soluções divulgadas, demonstrando as falhas e quais são as suas consequências para um Site/Blog ou Sistema em WordPress.

Método The Bridge

Apresentado por Daniel Coscarelli em Sala Workshop.

O método The Bridge tem como objetivo conhecer a tarefa de navegação e mapear seus fluxos de interação. Ele ajuda a trabalhar e identificar o Modelo Mental dos usuários com relação à organização e agrupamento das informações.

Através do método, requisitos funcionais serão desenvolvidos a partir da perspectiva dos usuários e são tratados como requisitos do usuário.

As principais atividades do método The Bridge são expressar os requerimentos dos usuários em fluxos de tarefas, mapear os fluxos de tarefas em objetos de tarefas, e mapear objetos de tarefas em objetos gráficos de interface com usuários (objetos de uma Interface Visual).

*Levar papel, caneta e post-it é essencial para essa oficina

Modernizing WordPress Search with Elasticsearch*

Apresentado por Taylor Lovett em Auditório.

WordPress search is notoriously lacking. Why? MySQL is not search optimized. Elasticsearch is a scalable database that when coupled with WordPress produces extremely powerful results. This talk will cover what Elasticsearch is, why it’s important, and integrating it with a WordPress website using a 10up open source plugin called ElasticPress. ElasticPress has become increasingly popular in the WordPress community even being leveraged by popular hosting companies such as WP Engine.

*Esta palestra será em Inglês e sem tradução.

Newsletters no WordPress

Apresentado por Rafael Funchal em Sala Conteúdo.

Sabia que você pode enviar newsletters diretamente do seu WordPress?
Aprenda como criar um formulário atraente, engajar seus assinantes e enviar seu conteúdo automaticamente, além de outras dicas que vão ampliar seu mundo em relação ao WordPress.

O essencial para o bom desempenho do seu projeto em WordPress

Apresentado por Sergio Costa em Auditório.

O objetivo da palestra é fazer com que os desenvolvedores passem a se preocupar mais com o desempenho dos seus projetos, para que os usuários tenham uma experiência muito melhor e mais satisfatória. Apresentando truques, dicas e ferramentas. Uma palestra sobre o básico do que considero essencial, para ser usado em todos os projetos em WordPress, para que mantenham uma boa performance/desempenho. Será feita a justificativa para o uso de todas as implementações. Começando pelo front-end, falando um pouco sobre semântica; separação das camadas (estrutura, estilo e comportamento); como o GruntJS pode te ajudar na melhora do desempenho e quais as vantagens em usar requisições Ajax. Em seguida, será falado sobre o desenvolvimento do tema, em sí, para o WordPress, onde falarei sobre como organizar a sua estrutura de arquivos, seguindo os padrões da hierarquia e se preocupando com a não-duplicidade de módulos; como limpar, rapidamente, tudo o que for desnecessário ao tema, que vem como padrão de funções do WordPress; como enfileirar estilos e scripts corretamente; sobre o uso da Transients API do wordpress; W3 Total Cache; consultas ao codex, antes de optar por qualquer plugin e os problemas de desempenho criados pelo uso desnecessário de plugins. Após isso, falarei sobre algumas configurações importantes para o .htaccess do seu WordPress, sobre compressão de arquivos; remoção de eTag; controle de cache via expires headers; concatenação de arquivos e persistent connections. Não deixando de falar, brevemente, sobre as formas de testar o desempenho do projeto de forma correta, utilizando os dispositivos e as ferramentas corretas. Ao final, indicarei itens chaves, que serão de extrema importância para que os desenvolvedores pesquisem, caso não conheçam. Ferramentas interessantes e úteis para que o desempenho do site seja AINDA MELHOR.

Passo a passo de como montar páginas 8 vezes mais persuasivas

Apresentado por Leonardo Passos em Sala Conteúdo.

Páginas Persuasivas: Melhore o convencimento dos seus sites e os lucros do seu cliente! Transforme: Já pensou em como seu site deve se comunicar para persuadir mais seu cliente? E para seu telefone tocar mais? Te apoiar em uma reunião? Descubra as principais características que um site deve ter para convencer seu público e converter mais visitantes em clientes. Os principais assuntos abordados são: ▸ Porque devemos encarar cada página como um momento único de vendas. ▸ Persona e Briefing. ▸SEO: A importância de ser encontrado da forma correta. ▸Pontos essenciais da Home. ▸ A importância do Layout para conversão. ▸ Como descrever um Produto de forma precisa. ▸ A qualidade das Imagens importam? ▸ Vídeos e Animações: Qual o peso? ▸ Dor, Headlines, Gatilhos Mentais e ncora: O que são e para o que servem? ▸ O diferencial da Promoção. ▸ As famosas CTAs – Call-To-Actions. ▸ Como agregar Valores as produtos. ▸ Combatendo Objeções. ▸ Como conseguir Depoimentos reais. ▸ Certificado/Selo: Credibilidade para o site, segurança para o seu cliente. ▸ A importância das Iscas para gerar Leads. ▸ Redes Sociais: Ajudam ou atrapalham? ▸ Compartilhamentos: Como usá-los de forma eficiente. ▸ Outros Produtos: Tirar o foco ou não do cliente? ▸ O que mais devo aprender? Público: Empresários, web developes, publicitários, designers. Tempo: 50mim. Bônus: Checklist Páginas Persuasivas em XML. Palestrante: Leonardo Passos. Setlist: Data Show ou TV de Led, Notebook, Passador de Slides e Caneta Laser.

Personal Branding Através dos Blogs

Apresentado por Priscilla Arruda Saldanha em Sala Conteúdo.

Sabemos o quanto é importante trabalhar a marca de um cliente / empresa. E a sua marca, o que fazer? Sua marca pessoal também precisa ser construída. Existem diversos canais para construir seu Personal Branding. E um dos canais mais importantes para isso são os blogs. Nesta apresentação vou dar algumas dicas de como utilizar o WordPress, com foco no Content Marketing, como canal de comunicação e referência para a construção do seu Branding Pessoal.

Projetando para WordPress

Apresentado por Allyson Souza em Sala Conteúdo.

O objetivo é apresentar como podemos planejar um projeto WordPress, a partir de sua concepção inicial e informações a serem coletadas no Briefing (Análise de Requisitos), planejamento da Arquitetura do site (Organogramas/Sitemaps) utilizando diagramas, até a elaboração do Wireframe onde pode-se explorar a usabilidade e funcionalidades do site, questionando as possíveis abordagens de design que podem ser adotadas no projeto (centrado no usuário, na interface, na funcionalidade). Com isso, ressaltar a importância de uma abordagem metodológica concisa, ainda que se trabalhe sozinho ou com uma equipe pequena, e principalmente em equipes maiores.

Sweet Child O’ Themes

Apresentado por Breno Alves em Auditório.

Você sabe o que são Child Themes? Se você é um desenvolvedor que está começando agora, essa pode ser uma boa forma de começar a entender como os temas WordPress funcionam. Mas se você for experiente e está precisando de mais agilidade em pequenos projetos, saber usá-los pode economizar muito do seu tempo.

Teste A/B

Apresentado por Leonardo Velozo em Sala Conteúdo.

Dicas valiosas para observar e medir a experiência do usuário. Entenda o quão prejudicial é quando alguém diz: “todo mundo gosta de…” durante a concepção de um produto sendo ele digital ou não. Será abordado testes de usabilidade econômicos com maior ênfase no Teste A/B, veja na prática qual escolha tomar e surpreenda-se com os resultados.

Trabalhando com a API Rest e Webhooks do WooCommerce

Apresentado por Claudio Sanches em Auditório.

No WooCommerce hoje é possível fazer integrações com sistemas como de CRM e ERP ou até criar aplicativos sem precisar saber absolutamente nada de WordPress, WooCommerce ou PHP, pois tudo o que você precisa é da API Rest e dos Webhooks do WooCommerce.
Aprenda a trabalhar com a API Rest do WooCommerce, onde é possível manipular produtos, clientes, pedidos e coupons de desconto, gerar relatórios de vendas e muito mais.

Use o Git e Perca o Medo de Errar

Apresentado por Bruno Calheira em Auditório.

Meu avô já dizia: “Somente o pé que não anda é que está livre de tomar topada.” Errar faz parte da construção do seu caminho rumo ao sucesso. Mesmo assim, muitos deixam de testar coisas novas por medo de cometerem erros.
Quer exercitar sua criatividade sem abrir mão da segurança de poder voltar atrás caso algo dê errado?
Então venha conhecer o git. Um incrível software livre que te ajuda a controlar as versões dos arquivos do seu projeto. Nesta palestra apresentarei os conceitos básicos de como trabalhar com esta maravilhosa ferramenta usando a linha de comando.
Sou consultor de tecnologia web. Ajudo pessoas e empresas a realizarem seus projetos usando ferramentas on-line, especialmente softwares livres.

WordPress Multisite ao Extremo

Apresentado por Nícholas André em Sala Workshop.

WordPress Multisite permite criar uma coleção de sites em uma mesma instalação do WordPress. O maior exemplo de uso do WordPress Multisite é o próprio wordpress.org, neste workshop além de desmistificar o WordPress Multisite, será apresentado na prática técnicas avançadas e novas possibilidades para se trabalhar com o WordPress Multisite.

WordPress para gestores de conteúdo

Apresentado por Pablo Matta Machado em Sala Conteúdo.

Essa palestra é voltada para jornalistas, redatores e gestores de conteúdo em geral. Ou seja, pessoas que gerenciam websites, veículos ou blogs WordPress. – Visão Geral – Dashboard e editor – Mídia – Aparência – Configurações básicas – Aplicativos – Dicas para SEO – Bancos de imagens CC.

WordPress para seus Clientes

Apresentado por Ted k’ em Auditório.

O WordPress está sendo muito utilizado como ferramenta de gerenciamento de muitos sites e até portais, com isso não só os desenvolvedores, blogueiros ou jornalistas que estão utilizando essa ferramenta mais também os usuários finais (os clientes). Eles precisam de uma melhor visualização do Painel de Administração do WordPress então nessa palestra irei mostrar qual a melhor forma de otimizar o menu do WordPress, mudança de temas, de logotipo, de campos personalizados e também listas de conteúdo!

WordPress Real Time

Apresentado por Fernando Daciuk em Auditório.

Já pensou em criar uma conexão em tempo real do seu aplicativo ou plugin, diretamente com o WordPress? Nessa talk será mostrado como fazer isso, trazendo a realidade do NodeJS com Socket.IO para dentro do WP 🙂